Cebolinha – Recuperação – Gustavo Borges

Sinopse Oficial: Cebolinha fica de recuperação no final de ano, por focar mais numa disputa com outro menino do que nos estudos. Mas seus problemas irão muito além da escola, e trarão outro tipo de aprendizado. Nesta releitura do clássico personagem de Mauricio de Sousa, Gustavo Borges apresenta uma história divertida, emocionante e, claro, cheia de planos infalíveis.

Mas e aí, você sabe quem de fato é o Cebolinha?

Apesar de Cebolinha ser considerado hoje parte da Turma da Mônica, foi criado antes de Mônica (que surgiu em 1963). Cebolinha ganhou sua própria revista em quadrinhos em 1973, quando já existia a revista “Mônica”.

Cebolinha foi baseado em um dos amigos de infância de Maurício de Sousa, quando Maurício vivia em Mogi das Cruzes, e teria apelidado o amigo de “Cebolinha” por causa de seus cabelos espetados.

Apesar de marca registrada do personagem, a dislalia lhe traz inconvenientes muito grandes. Por exemplo, no filme Uma Aventura no Tempo, na cena em que o Astronauta desmaia, a personagem Cabeleira Negra ameaça transformá-lo em um rato através de um aparelho que só poderia ser desativado com as palavras “Cabeleira Negra” sendo pronunciadas corretamente. Todavia, por causa da dislalia pertinente ao Cebolinha, ele não consegue – sendo salvo no último segundo por seu amigo Cascão.

Opa, perae, mas o que é essa tal de dislalia? É um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. Basicamente consiste na má pronúncia das palavras contendo “R” e “L”, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os ordenadamente. A falha na emissão das palavras pode ainda ocorrer em fonemas ou sílabas. Assim sendo, os sintomas da Dislalia consistem em omissão, substituição ou deformação dos fonemas.

Ao contrário de seu melhor amigo Cascão, que nunca tomou banho, ele é o que mais aparece em contato com a água.

Um dos personagens mais queridos e importantes da história dos quadrinhos brasileiros, Cebolinha também se tornou conhecido em muitos outros países.

Definitivamente é impossível não colecionar a série Graphic MSP. Com quatro edições ao ano, um dos melhores acabamentos gráficos do mercado, curadoria minuciosa, arte e roteiros de encher os olhos, esta coleção de graphic novels tem vida longa.

Cebolinha Recuperação é a 20ª edição da série e primeira edição solo com nosso querido personagem troca-letras. Gustavo Borges, garoto prodígio que tive o prazer de conhecer na CCXP 2014 (a primeira, onde comprei duas HQs muito legais (Morte Crens e Edgar) direto de suas mãos), é o responsável por roteiro e arte. E por garoto prodígio, leia-se em termos de idade e qualidade!

Voltando para a edição, Recuperação traz uma história simples e cotidiana, retratando um final de ano na vida de nosso amigo Cebolinha. Em meio a necessidade de passar de pela prova de recuperação da escola, devido atritos com um novo aluno recém chegado, Cebolinha também mergulha em uma sequência de “planos infalíveis” para ajudar a família, que passa por complicações financeiras. Como disse, simples e cotidiana, mas extremamente bem contada. Tenho visto este perfil nos melhores quadrinhos dos últimos tempos, vide Verões Felizes #1, #2 e #3, que já tratamos por aqui. Não precisamos de todo dia de uma saga cósmica ou de reboots em universos.

Recuperação escolar, recuperação financeira, recuperação da auto-estima… Essa sequência de recuperações nos remete a uma comovente história sobre SUPERAÇÃO. E por comovente, também cito outra história de Gustavo Borges, lançada via Catarse: Pétalas, em parceria com Cris Peter.

Não tenho filhos, mas já passei por situação semelhante tanto no papel de Cebolinha quanto à do Sr Cebola. Garanto que hoje ainda é um de meus maiores medos, e não meu maior trauma. Talvez seja por isso que a história se conectou tanto comigo, fazendo-me vítima de sórdidos ninjas cortadores de “cebola” que me fizeram verter água pelos olhos…

Quanto a arte, Gustavo tem seu próprio estilo e que considero muito apropriado ao selo Graphic MSP, em especial ao personagem em si. Acompanhar pelo Instagram o processo de criação, as artes extras e afins, foi outra experiência muito bacana. Como é bom ver o artista empolgado com a obra! E como sentimos falta disso em muitos quadrinhos!

Quem bem assina com sabedoria o texto de quarta capa da graphic novel é Marcelo Forlani, sócio-fundador do Omelete e da CCXP.

Link para compra: https://www.amazon.com.br/Graphic-Cebolinha-Recuperação-Gustavo-Borges/dp/8542614828

Post sobre Edgar: http://fanzine.com.br/edgar-em-busca-da-energia-dos-ventos/

Post sobre Pétalas: http://fanzine.com.br/petalas-por-gustavo-borges-e-cris-peter/

  • Capa dura: 96 páginas
  • Editora: Panini; (19 de outubro de 2018)
  • Idioma: Português
  • Dimensões: 27,7 x 19,6 x 1 cm
Fabio Camatari Escrito por:

Dinheiro não traz felicidade... mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!