Love, Death + Robots é uma antologia adulta em animação lançada em março de 2019 pela Netflix, onde sua primeira temporada teve 18 episódios. A série é produzida por Joshua Donen , David Fincher , Jennifer Miller e Tim Miller. Cada episódio foi animado por diferentes equipes de vários países. A série é uma recriação do longa de ficção científica de 1981, Heavy Metal, e que acabou dando um baita prejuízo ao estúdio.
A série Netflix consiste em 18 episódios independentes, todos de 6 a 17 minutos de duração, e todos produzidos por diferentes elencos e equipes., incluindo diferentes técnicas de animação O título da série refere-se à conexão temática de cada episódio com amor, morte e robôs, onde podemos ver os três temas mais ou menos focado em algum dos três.
O próprio David Fincher afirmou em sua palestra durante o SXSW2019 que a tendência seja de que as histórias sejam contadas no tempo que seja necessário, e não num padrão pré formatado de tempo.
Quando me refiro à série como um cruzamento entre Heavy Metal e Animatrix, me refiro a extinta revista adulta Heavy Metal, que usa temas como ficção científica e fantasia como fundo das suas histórias. No meio da década de 70, o editor Leonard Mogel estava em Paris para lançar a edição francesa da revista National Lampoon e descobriu a revista francesa de ficção científica e fantasia Métal Hurlant, que tinha sido lançada em dezembro de 1974.
Mogel lançou a versão americana, alterando o nome para Heavy Metal que começou nos EUA em abril de 1977 em papel especial (glossy) e full-color com tiragem mensal. Inicialmente, ela mostrava traduções das histórias originalmente publicadas na Métal Hurlant, includindo os trabalhos de Enki Bilal, Jean Giraud (mais conhecido como Moebius), Phillippe Druillet e Phillippe Caza. Mais tarde, a revista apresentou trabalhos de Stefano Tamburini e o ultraviolento RanXerox de Tanino Liberatore.
Os redatores fundadores da edição americana foram Sean Kelly e Valerie Marchant. O diretor de arte foi John Workman trazendo trabalhos de background da DC Comics e outros editores.
Após dois anos, Mogel sentiu que a falta de material era constante e, em 1979, ele foi substituído por Kelly e Marchant, autores de Ted White, que pretendia revitalizar a revista, ampliando os temas da ficção científica usando como base as histórias das revistas Amazing Stories e Fantastic entre 1968 e 1978. White e Workman imediatamente alteraram a aparência de Heavy Metal, incorporando mais histórias e textos de artistas americanos.
A principal solução de White para o problema era adicionar material com textos expressivos em colunas redigidas por quatro autoridades dos vários aspectos da cultura popular. Lou Stathis escrevia sobre rock e Jay Kinney falava sobre quadrinhos underground, enquanto Steve Brown revisava as novelas recentes da ficção cientifica e Bhob Stewart explorava a media visual dos filmes de fantasia, animações e show com raios laser.
E por que a comparação com Animatrix?
Animatrix é uma antologia de 9 contos de curta-metragem sobre o mundo de Matrix, em parte escrito pelas irmãs Wachowski. Os contos são uma fusão de computação gráfica com o tradicional anime japonês.
A série trata das histórias que antecedem Matrix, dos dias finais das últimas cidades da humanidade, da guerra contra as máquinas e da queda da espécie humana. Já em 2003, ano de seu lançamento, era um referencial em tecnologia de computação e animação, explodindo mentes. Love, Death & Robots faz o mesmo, com o software atualizado.
O veredicto sobre a primeira temporada de Love, Death & Robots lançada pela Netflix é que seguramente, estamos diante de umas das melhores produções de cultura pop dos últimos tempos.
Guia de Episódios:
No submundo das batalhas de feras, Sonnie é invencível. Mas para continuar assim, precisa manter sua vantagem sobre os outros.
Muito tempo depois do fim da humanidade, três robôs fazem uma excursão por uma cidade pós-apocalíptica.
Após testemunhar um crime brutal, uma dançarina embarca em um frenético jogo de gato e rato com o assassino pelas ruas de uma cidade surreal.
Uma comunidade de fazendeiros usa armaduras robóticas caseiras para defender suas famílias de uma invasão alienígena.
Libertado por uma escavação arqueológica, um demônio sedento de sangue enfrenta uma equipe de mercenários armados com… gatos?!
Acidentalmente, cientistas criam um iogurte superinteligente, e agora o laticínio só pensa em uma coisa: dominar o mundo.
Ao acordar após viajar fora de curso por anos-luz, a tripulação de uma nave tenta compreender em que local do universo se encontra.
O filho de um caçador de espíritos faz amizade com uma criatura metamórfica.
O lixão é o lugar que ele chama de lar, e não vai ser qualquer fanfarrão da cidade que irá tirá-lo de lá.
No Afeganistão, dois fuzileiros com poderes sobrenaturais enfrentam uma ameaça com a qual têm muito em comum.
À deriva no espaço, uma astronauta precisa escolher entre sacrificar uma parte de seu corpo ou perder a vida.
Depois que seu carro quebra no meio do deserto, dois vendedores embarcam em uma viagem psicodélica ao início dos tempos.
Ninguém queria voar com a aeronave Treze depois de sua tripulação ser dizimada duas vezes. Acontece que pilotos novatos não têm escolha.
O famoso artista Zima fala sobre seu passado misterioso e sua ascensão ao estrelato antes de revelar seu trabalho final.
Uma gangue de ciborgues faz um ataque relâmpago a um comboio armado.
Um jovem casal descobre uma civilização perdida dentro do freezer de seu novo apartamento.
Quer ver Hitler morrer das formas mais cômicas possíveis? Agora você pode. Bem-vindo à Multiversidade.
Unidades de elite do exército russo enfrentam forças malignas nas remotas florestas da Sibéria.