Francis – Loputyn

Sinopse Oficial: Uma bruxa e uma raposa sobrevoam uma floresta. Lá do alto, pouco antes de traçarem seu destino inevitável, elas admiram os contornos do Monte Orfano, uma montanha verdejante que esconde mistérios em cada canto. Juntos, elas criam caos e liberdade, mas até onde podem ir antes da escuridão as alcançar?

A editora Darkside Books conhece muito bem seus clientes, aliás, sua verdadeira legião de fãs. Somente com este conhecimento é que se poderia trazer para o mercado nacional uma obra tão específica como Francis, da talentosa quadrinista italiana Jessica Cioffi, que atende pelo pseudônimo Loputyn,

O espírito traiçoeiro que reside em cada átomo da montanha, Francis vive em completa solidão. Ao ser conjurado pelos poderes latentes da bruxa Melina, em uma união favorável do destino (ou não), Francis ganha um corpo físico na forma de uma raposa despenteada e uma missão: ajudar a garota na prova mais importante de sua vida para que ela não fracasse.

Não demora muito para que Francis questione seus desejos e escolhas, e logo as personalidades mesquinhas e egoístas de ambas entram em sintonia. E, de repente, quebrar mais um pouquinho as regras não parece algo tão errado assim para Melina…

Francis é uma fábula encantada em que doçura e escuridão existem lado a lado. Com seu traço aquarelado, rico em tons pastéis, Loputyn apresenta uma aventura fascinante com elementos mágicos e mostra que todos temos luz e trevas dentro de nós. A arte desta edição realmente é seu ponto forte. E particularmente não sou o público alvo da história, porém reconheço a qualidade do trabalho apresentado. É um quadrinho perfeito para os fãs da série Sabrina (Netflix), da saudosa revista W.i.t.c.h, mangás da clamp e os livros da linha DarkLove, da própria editora. Para os velhacos como eu, as páginas parecem uma mistura de livro ilustrado (pela disposição e movimento dos desenhos) e as gravuras dos extintos papéis de carta (quem se lembra disso entrega a idade…). Mas o que parece fofinho na primeira olhada, descobre-se bem audacioso ao folhear das páginas.

Essa é uma história sobre entender que sua trajetória pode não ser aquela que você imaginava, e como descobrir sua identidade é um processo tão íntimo que magia alguma pode acelerar ou alterar. Também é uma história fecha, sem previsão de continuação.

Loputyn vive e trabalha em Bréscia, na Itália. Frequentou a Academia de Belas Artes de Bergamo, mas dedicou-se, como autodidata, aos quadrinhos e à ilustração. Em 2015, publicou sua primeira história em quadrinhos, Cotton Tales, um conto de fadas vitoriano, e, em 2016, uma coletânea com suas ilustrações preferidas.

Sugiro seguir o Instagram da autora @loputynhttps://www.instagram.com/loputyn/

Link para compra https://www.darksidebooks.com.br/francis—drk-x/p

Esta edição conta com 96 páginas, em capa dura, com acabamento gráfico primoroso e dimensões 21 x 30 cm. Dependendo de quando você adquira seu exemplar, ainda pode receber alguns mimos da Editora DarkSide, como marca páginas ou um caderninho tipo moleskine!

Fabio Camatari Escrito por:

Dinheiro não traz felicidade... mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!