Aquele pedaço de mangue é um inferno.
Uma mulher, analfabeta, crente e bastante temente a Deus, acaba se apaixonando pelo encarregado do estuário durante suas idas de barco até a igreja. Seu marido, descrente em virtude do embrutecimento oferecido pela vida, passa o dia cuidando da sua criação de porcos e não possui quase nenhum contato com outras pessoas. Em casa, a relação é distante, por vezes tensa, mas sempre destituída de afeto. Certo dia, o pastor que brada louvores na TV dá lugar a um ruído de estática. No mesmo momento, um homem misterioso bate à porta para oferecer uma saída daquele ambiente para a mulher.
Um dia, quando os gritos de “aleluia!” do pastor na televisão dão lugar a catarse e a cacofonia cerebral que se passa na cabeça da esposa, bate à porta do casal um “homem de Deus”, que transpôs a inacessível maré alta para trazer muito mais do que a “palavra” decorada entre seus dentes ou pinçada aleatoriamente da Bíblia Sagrada.
É o tipo de quadrinho que se lê de uma vez só, de forma intensa e que se termina a leitura sentado na ponta da cadeira, atônito!
A arte de Shiko, detalhada, dinâmica e calcada no grafite, nos leva junto ao texto fundido ao cenário, a estar dentro da cabeça da pobre mulher, quase que convencido de seu ponto de vista.
Explorando todas as camadas de horror, o quadrinhista mostra tortura psicológica com direito ao clássico jogo de iluminação aliado à violência gráfica de primeira, revezando com uma arte em preto e branco cheia de hachuras (o que lembra mestres da narrativa do gênero) e seus sombrios tons de cinza, sempre bem aplicados.
Há sim uma baita virada de roteiro no final, que só engrandece a obra. Outro ponto forte é capa, simples e “matadora”, referenciando o mangue, a condição sufocante e o sangue.
Lançada pela Editora Mino, em edição especial, o preço até é justo pelo conjunto da obra – 44,00 reais.
Se você não se lembra do autor, veja o link a seguir. Ele é o autor de PITECO – Ingá, belíssima Graphic MSP.
LAVAGEM
Autor: Shiko (roteiro e arte).
Preço: R$ 44,00
Número de páginas: 72
Data de lançamento: Abril de 2015