Separados – Scott Snyder & Scott Tuft

Sinopse Oficial: Aos 12 anos, Jack Garron foge de casa para procurar pelo pai biológico, um menestrel rebelde que o abandonou logo após o nascimento. Junto de Sam, que conhece no mesmo trem em que subiu ilegalmente para fugir da pequena Jamestown, rumam para Chicago. O ano é 1916, mesma época em que um homem assombra as estradas; um homem de dentes afiados e muita fome, que atravessa o caminho da dupla.
Anos antes de assustar os leitores ao lado de Jock com Wytches (DarkSide® Books, 2017), o premiado escritor Scott Snyder (Batman, Vampiro Americano) desbravou o universo do horror com Separados, publicado originalmente pela Image Comics em 2013. Em trabalho com o co roteirista Scott Tufts (Monstro do Pântano) e a arte de Attila Futaki (da adaptação de Percy Jackson para os quadrinhos), o trio mergulhou nos Estados Unidos da década de 1910, quando o país começava a acelerar a industrialização, mas ainda era, em grande parte, rural, distante e indomável. Um excelente cenário para uma história em quadrinhos de horror.


O roteiro de Snyder e Tufts consegue recriar a atmosfera da América de um século atrás, um país difícil de reconhecer quando olhamos para o país de hoje. Naquela época, a agitação cada vez maior nas ruas das cidades contrastava a aparente paz e beleza de um país continental que parecia intocado pelo progresso. A arte detalhista de Futaki nos leva a passear nessa América profunda, sombria e perdida a cada página. O seu uso dos jogos de luz e sombra produz uma crescente tensão visual, deixando o clima de suspense tomar o leitor.


O antagonista da história, esse homem que assombra as estradas, é uma figura recorrente das histórias norte-americanas de horror daquela época. Aqui, nos deparamos com alguém de sede de sangue insaciável, ao mesmo tempo em que parece atravessar os séculos em busca das vítimas. Singular, Separados nos revela como as promessas do sonho americano podem rapidamente se transformar em um pesadelo que nos entrega tudo aquilo que não gostaríamos de enfrentar.

Se você está perdido ou chegando agora e não conhece o selo DarkSide® Graphic Novel, ele é uma expansão do universo sombrio e fantástico da editora, lar de Charles Burns, autor de Black Hole e Big Baby, e de quadrinistas de renome como Dave McKean, Nagabe, Junji Ito, Kate Evans, Emily Carroll, Danilo Beyruth, Bernie Wrightson, Derf Backderf (de Meu Amigo Dahmer), entre outros. Se você é fanático pela arte sequencial, prepare-se para se surpreender novamente com sua velha paixão. Os que não têm o hábito de ler hqs, não vão se arrepender.

Scott Tuft


Apesar de Scott Tuft ter sido um estreante no mundo dos quadrinhos quando escreveu Separados com Snyder, ele é um experiente cineasta. Em sua carreira, já produziu diversos curtas-metragens distribuídos para canais de TVs, exibidos em festivais e que foram premiados.

Tuft também já escreveu diversos roteiros para TV e cinema e, depois de Separados, passou a desenvolver outras histórias em quadrinhos originais. O produtor e roteirista divide seu tempo entre Nova York e Los Angeles e é amigo de infância de Scott Snyder.

Sua bagagem de cineasta teve forte influência no desenvolvimento de Separados. Ele e Attila, que também é um grande fã de filmes, tiveram diversas conversas quanto ao estilo da HQ e se inspiraram principalmente em referências cinematográficas. Uma das principais vantagens que ele destaca no processo de produção de uma história em quadrinhos em comparação a um programa de TV é a ausência de comerciais ao longo da história, o que permite que a trama se desenrole com mais naturalidade de fluidez.

Outra diferença apontada por ele diz respeito aos diálogos. “Quando você escreve um roteiro, escreve o diálogo pensando em como ele deve soar, mas nos quadrinhos, você se baseia mais na aparência dele”. A ausência de atuação também é destacada por ele, pois isso torna um pouco mais complicado o processo de tecer um subtexto.

Scott Snyder


Este é o nome mais conhecido pelos fãs de quadrinhos e também pelos fãs da Caveira. Snyder já tem um trabalho publicado pela DarkSide®: Wytches. Apesar de ser publicado mais recentemente no Brasil, Separados é um trabalho anterior a Wytches.

Num circuito mais mainstream, Snyder já escreveu histórias de super-heróis para a Marvel Comics, onde começou a trabalhar em 2009, e tem uma carreira mais extensa na DC Comics, onde escreve histórias para super-heróis como Batman e também para o selo Vertigo da editora.

Pela Vertigo ele publicou American Vampire, sua primeira série regular autoral. As cinco primeiras edições do título são acompanhadas por uma história original de Stephen King, um dos ídolos que despertou em Snyder a vontade de escrever. As ilustrações de American Vampire foram feitas pelo brasileiro Rafael Albuquerque. A publicação recebeu o Prêmio Eisner, um dos mais importantes do mundo dos quadrinhos.

Attila Futaki


Nascido em 1984, este artista húngaro ganhou notoriedade quando ilustrou a adaptação em quadrinhos do livro Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios, contratado pela Walt Disney Entertainment. A obra figurou na lista dos mais vendidos do New York Times.

Formado pela Escola Internacional de Quadrinhos de Florença, na Itália, Futaki tem ampla atuação no mercado europeu, ilustrando quadrinhos de diversos países de lá. Seu trabalho foi reconhecido com o prêmio Zórád Ernö, uma premiação húngara de ilustrações, na categoria de Melhor Artista.

Separados foi seu primeiro trabalho para os Estados Unidos e ele ganhou total liberdade criativa por parte dos escritores Scott Snyder e Scott Tuft, que apenas explicaram as emoções que queriam transmitir com a história. A concepção visual, o esquema de cores e a dramaticidade das ilustrações saíram todas da mente de Attila.

Editora : Darkside
1ª edição (30 setembro 2020)
Capa dura : 192 páginas
Dimensões : 26.6 x 17.6 x 1.6 cm

Link para compra: https://www.darksidebooks.com.br/separados–brinde-exclusivo/p

Fabio Camatari Escrito por:

Dinheiro não traz felicidade... mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!