Quem é Kang, o Conquistador?

Chegou ao seu final a primeira temporada de LOKI e o seu sexto e último episódio da temporada no Disney+ trouxe uma grata surpresa muito teorizada pelos fãs: Kang, o Conquistador, ou pelo menos quase isso.

Vamos então falar um pouco da origem deste intrigante personagem do universo Marvel que debotou na série do Deus da Trapaça e promete influenciar e muito os rumos do MCU. Vale lembrar que o ator Jonathan Majors (de Lovecraft Country) já está confirmado para o próximo filme do Homem-Formiga.

Apesar de ser não nomeado como Kang, Aquele Que Permanece falou para Loki (Tom Hiddleston) e Sylvie (Sophia Di Martino) que existem versões malignas e autoritárias de si (Kang), as quais pretendem exterminar as variantes deles mesmos e conquistar todo multiverso da Marvel.

Nos quadrinhos, o vilão enfrentou Vingadores, Quarteto Fantástico e até a ele mesmo. Nas revistas, o personagem criou uma instituição chamada Conselho dos Kang, responsável por exterminar as variantes dele. Lembrou da TVA?

Criado por Stan Lee e Jack Kirby, a estreia de Kang aconteceu em The Avengers #8 (1964), mas tecnicamente o personagem surgiu um ano antes como um faraó em Quarteto Fantástico #19.

A história de Kang começa em uma Terra alternativa do futuro, diferente da Terra 616, lar dos super-heróis Marvel originais. Identificada como Terra alternativa 6311, com uma história na qual não houve a Idade Média. Assim, o pouso na Lua teria ocorrido em meados do ano 900 d.c., mil anos antes do que o ocorrido na Terra 616. Mas essa conquista resultou em uma grande guerra da colônia lunar com os habitantes da Terra, que acabou na desintegração da Lua e a regressão da Humanidade a um longo período primitivo. Foi essa situação caótica que o pai de Reed Richards, Nathaniel Richards, encontrou ao chegar ao planeta no ano 3025 de sua história. Determinado a ajudar o planeta a voltar ao período de paz, ele usou seu conhecimento científico nessa empreitada, mas foi enganado pelos habitantes, que não queriam a paz mas prolongar as guerras com as diversas tribos. Ficou conhecido como o Senhor da Guerra até que o Quarteto Fantástico o encontrasse e o levasse de volta ao passado, após garantir o restabelecimento da paz que tanto desejava Nathaniel.

O ser que se tornaria Kang encontrou o aparato científico deixado por Nathaniel e construiu uma máquina do tempo em forma de Esfinge, retornando ao antigo Egito, onde adotou o nome de faraó Rama-Tut. Seu reinado terminou quando o Quarteto Fantástico viajou no tempo usando a máquina do tempo do Doutor Destino, e o derrotou, forçando-o a retornar a seu tempo. Nessa viagem ele encontrou acidentalmente o Doutor Destino (consequência de um fenômeno chamado de Tempestade Temporal), que o inspirou a adotar uma armadura parecida. Inicialmente ele se tornou o Centurião Escarlate e enganou os Vingadores da Terra 689, mas foi vencido pelos Vingadores da Terra 616. Esse evento fez com que surgissem diversas realidades alternativas, nas quais o Centurião Escarlate enfrentou o Esquadrão Supremo e os X-Men. Depois disso ele passou a se chamar de Kang, o Conquistador.

O final da primeira temporada de Loki (sim, a segunda foi confirmada pela cena pós créditos do último episódio) nos leva a crer que a morte de Aquele que Permanece pode ter sido o estopim para os fatos que desencadearão a ascensão de Kang como vilão da fase 4 dos filmes e séries do MCU. Provavelmente não será o único, mas é o que apresenta maior potencial para entrelaçar as produções desta fase. Podemos entender então que Loki crava o real inicio da fase 4 e seus desdobramentos a partir daqui.

Fabio Camatari Escrito por:

Dinheiro não traz felicidade... mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!