Quando Você Foi Embora – Ana Cardoso


Sinopse Oficial: Quando você foi embora é mais um trabalho de fôlego da autora mineira Ana Cardoso. Essa longa HQ parte da premissa da relação afetiva de um cão com seu dono. E o que acontece com o emocional de um animalzinho que é só “coração” quando seu dono não está mais lá? A protagonista Luzia se vê às voltas com essas questões quando acaba precisando cuidar de um cãozinho que acabou sozinho no mundo. Só que ela não pode parar o ritmo da vida dela por causa disso e acaba envolvida em uma série de dilemas. O resultado é uma HQ sensível e emocionante que tocará o coração de todos que já tiveram um bichinho de estimação.

Quem tem um animalzinho em casa vai certamente se comover com esta edição. Além da comoção, em casa o assunto nos levou a refletir sobre os cenários de animais abandonados no Brasil, que me levou aos seguintes dados:

Apenas no Brasil, existam 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães abandonados, segundo a Organização Mundial da Saúde. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados.
No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o número chega a 1/4 da população humana.

Nas ruas, o cão vive em média dois anos e, nesse período, ele passa por inúmeras situações que colocam a vida dele em risco. A estimativa de vida de um cão é de 10 a 15 anos.

Principais motivos que levam os cães de rua à morte:

  • Atropelamento,
  • Viroses diversas (cinomose, parvovirose, lepstospirose),
  • Doenças de carrapato (erliquiose),
  • Agressão de humanos,
  • Briga entre cães

Motivos para abandono:

  • 20% – Destrutivo dentro de casa
  • 18,5% – Suja a casa
  • 12,6% – Destrutivo fora de casa
  • 11,6% – Tem o vício de fugir de casa
  • 11,4% – Ativo demais
  • 10,9% – Requer muita atenção
  • 10,7% – Late ou uiva muito
  • 9,7% – Morde
  • 9% – Desobediente

Retirar animais em situação de risco das ruas, ajudar a encontrar animais domésticos desaparecidos ou contribuir para tornar a vida de um animal ou de toda uma família mais feliz. Essas são apenas algumas das atribuições de uma ONG. Entre tantas funções, a ONG luta principalmente pelo bem-estar e saúde de cães e gatos que moram nas ruas.

O principal foco da Organização é retirar os animais de lá, cuidar, castrar e encaminhá-los para a adoção. De acordo com a veterinária Cláudia Ancelmo Soares, a maior dificuldade encontrada dentro de uma ONG é a falta de espaço para a quantidade de cachorros e gatos. A solução encontrada é criar um lar temporário

A adoção de animais é a prática mais racional, mais solidária e mais correta se você quer ter um animal de estimação. Afinal amigo não se compra, e os animais não são objetos ou brinquedinhos pelos quais devemos pagar por eles. O que mais existe são animais de rua precisando de adoção, animais abandonados por seus donos, novas crias de bichinhos que não têm casa e que sem cuidado e castração, gerarão novos bichinhos abandonados, alimentando o círculo de reprodução e abandono.

Ana Cardoso é natural de Belo Horizonte/MG. Artista Gráfica graduada na Escola de Belas Artes (UFMG) em 2014. Atua como Sócia-diretora, Administradora e Ilustradora no Estúdio Black Ink. Nas horas que lhe restam cria quadrinhos, ilustrações autorais e algumas pulgas. Publicou o quadrinho We Pet no Festival Internacional de Quadrinhos (2015), e os livros infantis Olhos de Jabuticaba pela Editora Cora (2016) e Ubuntu pelo Sesc de Téofilo Otoni (2017).

A Balão Editorial estreou em janeiro de 2010 e desde então vêm publicando títulos dos mais variados gêneros: quadrinhos, literatura e livros acadêmicos na área de ciências humanas. Em 2015, o livro Lobisomem sem barba, de Wagner Willian, ganhou o 2º lugar da categoria Ilustração no Prêmio Jabuti. A editora já recebeu três prêmios HQ Mix, considerado o Oscar Brasileiro dos Quadrinhos. A Balão Editorial possui também uma linha exclusiva de e-books.

Mais informações em: www.balaoeditorial.com.br.

Capa comum: 48 páginas
Editora: Balão; Edição: 1ª (7 de dezembro de 2018)
Dimensões do produto: 22,2 x 14,8 x 0,6 cm

Fabio Camatari Escrito por:

Dinheiro não traz felicidade... mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!