Paciência – Daniel Clowes

Sinopse oficial: Daniel Clowes vai além do tempo e do espaço para criar uma história de amor, obstinação e ficção científica. Jack Barlow é um homem obcecado em encontrar a pessoa que matou sua esposa, Paciência, quando ela estava grávida. Ao descobrir um meio de viajar no tempo, ele volta ao passado para impedir a morte de seu grande amor e acaba descobrindo mais sobre ela e sobre si mesmo do que poderia imaginar. Esta é a obra mais peculiar de Clowes, com arte inigualável e cores que explodem diante do leitor, criando camadas e trilhas que mantêm o suspense até a última página. Uma obra-prima de um dos mestres da arte sequencial contemporânea.

Paciência é uma obra que demanda uma leitura atenta e com “paciência”. Talvez não no mesmo nível dos protagonistas, mas certamente não estamos falando de um quadrinho somente de entretenimento. Há várias camadas aqui para se discutir, que vão desde o uso da ciência, ética e valores morais.

Voltamos nesta obra a um questionamento muito recorrente quando falamos de ficção científica: Se você pudesse voltar no tempo, mudaria algo em sua vida? E se pudesse voltar à época onde Hitler era apenas uma criança e matá-lo? Ou mesmo assassinar a genitora do Führer?

Seria o homem fadado a cometer os mesmos erros invariavelmente? Todos temos potencial para o bem ou para o mal? Falamos um pouco sobre esse tema em Capitão Feio (clique aqui para ler).

Sobre a edição em si, é realmente uma obra psicodélica. As cores, arte e a condução narrativa nos levam por caminhos onde a imaginação e realidade se confundem, o absurdo encontra o real e temos alguma noção do sufoco que Jack Barlow passa pela história.

patience75-76

De longe é uma edição do tipo “massavéio” e te faz pensar sobre vida, decisões, possibilidades e até onde moral e ética alcançam.

Trazida pela Editora Nemo em 2017, é uma boa recomendação de quadrinho para discutir com os amigos… eu mesmo ainda preciso digerir alguns pontos com quem já leu!

Editora: NEMO
Encadernação: BROCHURA
Altura: 24,70 cm Largura: 19,00 cm Comprimento: 1,40 cm
Nº de Páginas: 180

Fabio Camatari Escrito por:

Dinheiro não traz felicidade... mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!