O que aconteceu com Hulk ao final de Vingadores: Era de Ultron?

ALERTA! Este artigo contém spoilers enormes de Vingadores: Era de Ultron! Você foi avisado…

É ser duro ser verde e Hulk sabe bem o que é isso. Durante toda trajetória do Universo Marvel nos cinemas, ele teve apenas um filme de solo (até agora) e Mark Ruffalo nem sequer foi cogitado na época. Fato é que com Vingadores, finalmente vimos o gigante esmeralda retratado dignamente. E em Vingadores: Era de Ultron, tivemos uma sensacional batalha contra a Hulkbuster.

Mas o que aconteceu no final do filme, exatamente? Dependendo de qual rumor você escolher acreditar, provavelmente estamos esperando o Hulk ser filmado no espaço, para cumprir seu destino em Planet Hulk (saga dos quadrinhos já adaptada em animação – tem no NETFLIX!) ou juntar-se aos Guardiões da Galáxia. Ou ainda, ele ele simplesmente some ao final de Era de Ultron. Para aqueles que não viram o novo filme dos Vingadores, você foi avisado: estamos prestes a jogar toneladas de spoilers na sua cara!

Ultron (James Spader), com seu enredo de vilão de filmes 007, digno de destruir o mundo, não consegue acabar com a humanidade. Ele estava prestes a fugir em um dos quinjets da SHIELD, não fosse pela intromissão do Hulk. Depois de abandonar a Viúva Negra (Scarlett Johansson), Hulk salta destruindo a rota de fuga de Ultron e volta para a Terra. Depois que Inteligência Artificial psicótica é debelada por Wanda – Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), vemos Hulk (não Banner) sentado ao estilo indiozinho no Quinjet em modo piloto automático, com Natacha falando com ele em vídeo-conferência.

Natasha Romanoff e Banner tem uma relação íntima em Era de Ultron, até o ponto onde a assassina se torna a única capaz de subjugar Hulk e persuadi-lo de volta em forma Banner. Quando ela pede a ele para colocar o Quinjet no automático e deixar SHIELD rastreá-lo e buscá-lo, Hulk desliga comunicação. Mais uma vez, Hulk – e não Banner. Isso diz muito. Um pouco mais tarde, Nick Fury informa Romanoff que o Quinjet pousou (ou caiu) perto Fiji.

No primeiro Vingadores, Banner parecia ter algum controle sobre o Hulk, mas quando nos encontramos ele em Era de Ultron, sua luta é mais psicológica. Será que ele vai ser capaz de chegar perto de alguém? Com uma força imparável que pode ser desencadeada a qualquer momento, ele é uma ameaça para todos ao seu redor? Estas tensões são exacerbadas com a relação em desenvolvimento entre ele e Viúva Negra, bem como o incidente com Wanda. A “Inumana” foi capaz de entrar em sua cabeça verde e forçá-lo a tocar o horror em solo Sul Africano. Quando ele finalmente se dá conta do que houve e percebe o mal que causou, entende que pode não haver poder na Terra que poderia detê-lo – e isso não é uma coisa muito boa. Há até uma cena no filme onde Banner pergunta: “Onde neste mundo que eu não sou uma ameaça?” aparentemente um presságio para sair deste mundo.

Esta é, obviamente, uma versão diferente do que o boato que correu por certo tempo, onde foi revelado que alguém iria comer grama pela raiz em Era de Ultron. Banner parecia ser então um candidato provável, já que Capitão América, Homem de Ferro, Viúva Negra e Gavião Arqueiro foram todos confirmados para Guerra Civil, enquanto Thor estaria fora, obviamente, em Thor: Ragnarok. Hulk era um dos poucos personagens que poderiam plausivelmente ter esse destino. Os trailers até mostravam um pouco esta teoria, fazendo com que o Homem de Ferro se preparasse com a armadura Hulkbuster para dominá-lo. Daí a presumir que o Hulk poderia ser isolado no espaço como último recurso por seus colegas Vingadores, ficou bem provável.

Isso não aconteceu de fato. O destino de Hulk ficou vago, na melhor das hipóteses.

Sabemos que Ruffalo ainda tem contrato com a Marvel, mas também sabemos que Fiji não possui significado real nos quadrinhos. Porém sabemos que a Marvel tem grandes planos para ele. O ator e Joss Whedon (diretor) brincaram que o futuro do personagem na MCU (Marvel Cinematic Universe) é “muito impressionante”, embora eles não quisessem dar mais detalhes. Por outro lado, sabemos que Ruffalo foi contratado para aparecer em um total de seis filmes, não incluindo a cena pós créditos em Homem de Ferro 3.

Fato 1: Hulk não pode aparecer em Guerra Civil, pois alteraria muito o equilíbrio.
Fato 2: O que aparece na tela da SHIELD é onde estaria o localizador do jato. Não quer dizer que Hulk/Banner esteja por lá… se ele retirou o dispositivo e soltou no mar, pode ter ido para qualquer parte, inclusive, fora do planeta…

UPDATE:
Você já deve ter visto os filmes Guerra Civil (para saber o impacto do sumisso do Hulk), Thor Ragnarok (para conferir que ele realmente estava em outro planeta vivendo um arco de histórias parecido com Hulk Gladiador em Skaar) e finalmente Vingadores Guerra Infinita, com a volta do Hulk para a Terra.

Se você chegou a este ponto, CLIQUE AQUI E VEJA Onde estavam Homem Formiga, Capitã Marvel e Gavião Arqueiro durante Vingadores: Guerra Infinita?

Fabio Camatari Escrito por:

Dinheiro não traz felicidade... mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!