A Propriedade – Rutu Modan

Depois da morte do filho, Regina Segal leva a neta, Mica, a Varsóvia para recuperar uma propriedade da família, perdida durante a Segunda Guerra Mundial. À medida que elas vão conhecendo a moderna Varsóvia, Regina é obrigada a enfrentar as difíceis memórias de seu passado e Mica começa a se perguntar se as razões da viagem não seriam diferentes do que a avó a levara a crer.

rutu2
Rutu Modan nos põe em contato com um mundo povoado por velhos rabugentos, funcionários públicos espertalhões e mulheres teimosas um mundo cujo realismo se expressa ora no comportamento absurdo das pessoas, ora nas complexas consequências de seus sacrifícios. A sagacidade de Modan reflete perfeitamente no estilo claro e linear de seus traços, ao passo que um colorido sutil, quase pastel, complementa as nuances verossímeis de sua caracterização. Profundo e penetrante, elegante e sutil, A Propriedade é um triunfo gráfico e narrativo que consolida a inserção de Modan no rol dos maiores quadrinistas da atualidade.

Uma história de família, segredos e amor.

rutu31

Em 2014, A Propriedade ganhou o Eisner Award de Melhor Álbum Gráfico Inédito. É a segunda graphic novel de Rutu Modan. O primeiro, Exit Wounds, também venceu na mesma categoria, em 2008.
A obra esteve na seleção oficial do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, na França, em 2014, e recebeu também o Ignatz Award, em 2013, como Melhor Graphic Novel.

Tantos merecidos prêmios são frutos de uma obra que vai muito além se sinopse. A história descrita na contra capa indica algo do tipo jornada interior, busca pelo passado, etc. É muito mais, tanto que a própria protagonista brinca com este tema durante a edição. Temos humor, doses de drama, piadas localizadas e sim, uma história de amor.

rutu1

A edição traz uma arte diferente do padrão que estamos acostumados, um traço simples, cartunesco, porém detalhista. Cada cena é preenchida com pessoas e ambientes que fazem sentido e compõe o todo. Você pode ler o balão de texto, focar na personagem e depois ampliar a visão e entender ao redor. Foram 224 páginas lidas no voo de ida até Montevidéu que pareciam 84, mas poderiam ser muito bem 500… A autora israelense de 51 anos e nascida em Tel Aviv, médica e filha de médicos, optou por seguir a carreira de ilustradora e escritora.

A Propriedade entrou para meu Top 10 e certamente terá destaque na estante.

Um dos grandes lançamentos de 2015, A propriedade é uma história simples e sensível, mas construída de motivações complexas por personagens com muitas camadas, o que faz uma humanização tão crível quanto o comportamento de cada um.

Os mistérios podem até ser esclarecidos, porém as consequências vão além da jornada de uma semana, cuja “janela” é aberta para o leitor vislumbrar. Rutu Modan lembra que há muito mais do que interrogações, humor e escavações do passado. Há também a dor que ainda permanece, mas, depois dessa viagem ao passado/presente, termina sendo misturada com outras coisas.

“Em família, não se considera mentira não dizer a verdade”, como já adianta a epígrafe da obra, creditada à mãe da quadrinhista, Michaela Modan (o que coloca um pé na realidade, embora seja uma HQ ficcional).

Ah! Preste atenção numa imagem que ocupam as duas folhas de guarda no começo e no final da edição. Uma paradisíaca paisagem com casas bucólicas onde há uma bandeira estrangeira tremulando numa haste. Faz todo o sentido no tocante de passado versus presente e à conciliação geracional.

Rutu Modan, nascida em 1966 é israelense, ilustradora e artista de quadrinhos. É co-fundadora do grupo israelense de quadrinhos Actus Tragicus e publicou os aclamados graphic novels Exit Wounds (2007) e The Property (2013).

Rutu Modan nasceu em Tel Hashomer, Israel, em 1966, e viveu nos alojamentos do Sheba Medical Center . Seu pai era o Prof. Baruch Modan , um pesquisador de câncer que atuou como diretor geral do Ministério da Saúde de Israel na década de 1980. Sua mãe era a professora Michaela Modan, epidemiologista especializada em pesquisas sobre diabetes. Sua irmã mais velha é médica e sua irmã mais nova é Dana Modan, atriz e escritora. A família se mudou para Afeka, no norte de Tel Aviv, quando ela tinha dez anos.

Depois de se formar com distinção na Academia de Arte e Design Bezalel, em Jerusalém, editou a edição hebraica da revista MAD com Yirmi Pinkus. Juntos, eles fundaram o grupo de quadrinhos Actus Tragicus em 1995. Modan recebeu o prêmio de Jovem Artista do Ano em 1997 e o prêmio de Melhor Livro Ilustrado para Crianças do Departamento de Juventude do Museu de Israel em 1998. Em 2005, ela foi escolhida como um artista de destaque da Israel Cultural Excellence Foundation .

Modan vive em Tel-Aviv com seu marido, Ofer Bergman e seus dois filhos.

Link para a compra: https://www.amazon.com.br/propriedade-Rutu-Modan/dp/8578279441

Editora: WMF Martins Fontes – Edição especial
Autora: Rutu Modan (roteiro, arte e cores) – Originalmente publicado em Ha-Neches (Tradução de Marcelo Brandão Cipolla, a partir da versão para o inglês The property, por Jessica Cohen).
Preço médio: R$ 69,90
Número de páginas: 224
Data de lançamento: Outubro de 2015

Fabio Camatari Escrito por:

Dinheiro não traz felicidade... mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!