Mamãe Está com Câncer – Brian Fies

Sinopse oficial: Estamos todos expostos à mesma realidade. Muitos já vivenciaram ou tiveram contato direto com o câncer. Essa doença nos assombra, nos corrói, nos arranca quem amamos, mas, mesmo com toda essa dor, o primeiro passo para conviver melhor com o câncer é olhar ao seu redor e não sofrer em silêncio.
Situações de perda sempre nos colocam numa posição em que parece que as palavras não funcionam nem confortam. Em casos de doenças graves, como acontece com a personagem Mamãe, de Mamãe Está com Câncer, a dificuldade é outra, pois, além do confronto com a realidade, existe também a incerteza de quão grave é essa doença. E há ainda a esperança, sempre presente, de que esse momento vai ser superado.

Para enfrentar a batalha do câncer de sua mãe, Brian Fies resolveu compartilhar todos os seus questionamentos e emoções em uma história em quadrinhos. Mamãe Está com Câncer surgiu, inicialmente, no formato digital, maneira que Fies encontrou para lidar com a situação aflitiva da mãe e toda a angústia da descoberta em família. O resultado alcançado pelo desenhista, no entanto, foi mais que um desabafo pessoal.

A partir de sua proposta corajosa de colocar no quadrinho as dúvidas, os sentimentos e a verdade de um momento tão difícil, Fies conseguiu criar um ambiente que abre espaço para a empatia. É a história da Mamãe, do narrador e de suas irmãs, mas, ao mesmo tempo, a história de todos que se preocupam com alguém que amam.

Pessoas e famílias inteiras precisam lidar com essa descoberta todos os dias, em todos os cantos do mundo. Ao tocar em um ponto universal, sobre um tema de interesse tão humano, o quadrinista entrega uma obra de emoções reais.

Com um desenho muito dinâmico e versátil, Brian Fies traz a dura realidade, o pesadelo imaginado, a ternura das lembranças e a leveza que a esperança suscita por meio de seu traço. Passeando por estilos, brincando com gêneros e produzindo acertadas metáforas visuais, o artista consegue envolver o leitor com um tema que o assusta tanto.

Brian Fies é escritor e quadrinista. Sua primeira graphic novel, Mamãe Está com Câncer, venceu o prêmio Eisner de 2005 na categoria de Quadrinho Digital, o Lulu Blooker Prize de melhor quadrinho em 2007, bem como o prêmio Harvey de novo talento, no mesmo ano. Lançou Whatever Happened to the World of Tomorrow? em 2009 e foi indicado a várias categorias dos prêmios Eisner e Harvey, além de vencer o American Astronautical Society’s 2009 Eugene M. Emme, prêmio de melhor literatura astronáutica para Jovens Adultos. Em 2019, publicou Fire Story, mais recente trabalho do autor, também baseado em uma experiência pessoal, quando milhares de casas foram incendiadas em 2017 na Califórnia, incluindo a dele. A obra ganhará nova edição nos Estados Unidos. Ainda não há informações sobre distribuição no Brasil.

Aqui no Fanzine, nós agimos rápido! Em 19 de outubro de 2020 publicamos nossa entrevista (uma das primeiras, se não A PRIMEIRA) com o autor e fizemos um episódio especial (traduzido) e com um recado (em inglês mesmo) do autor para o público brasileiro!

Acesse http://fanzine.com.br/mamae-esta-com-cancer-entrevista-com-brian-fies/ para ouvir na íntegra!

E sobre nossa experiência de leitura? Bem, Mamãe está com Câncer é uma das obras mais relevantes que vimos nos últimos anos, com uma temática que não precisamos mais esmiuçar como já foi. Estará em nossa lista de Melhores do Ano 2020 não só pelo tema, mas pela arte (limpa e competente) e um roteiro extremamente bem construído. É de longe a obra mais didática a que já tivemos acesso, mas não é enfadonha como uma cartilha ou panfletária. A construção do enredo entrelaçada com a diagramação simples (por muitas vezes quase um infográfico) faz a leitura ser agradável e rápida.

Esta é a nossa indicação a todos. Se você conhece alguém que está passando por uma situação similar e não sabe como agir, leia esta obra. Se conhece alguém que precisa de ajuda neste sentido, presenteie com esta obra.

Link para compra: https://www.darksidebooks.com.br/mamae-esta-com-cancer–brinde-exclusivo/p

Capa dura : 128 páginas
Dimensões : 23 x 1.4 x 16 cm
Editora : Darkside;
1ª edição (18 novembro 2020)

Fabio Camatari Escrito por:

Dinheiro não traz felicidade... mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!