Já vamos abrindo o jogo logo de cara: Kingsman é uma absurda e divertidíssima homenagem aos filmes de espionagem, que de tão boa, deixa de ser tributo e passa a figurar entre os ótimos filmes do gênero! Não fosse pela “violência” gratuita (e nem um pouco infundada), seria fácil de confundir com um filme Marvel Studios. Mas não é! O filme, inspirado na HQ de Matthew Vaughn e Mark Millar (The Secret Service, resenha em breve) brinca com toda a ação dos filmes de James Bond, num universo “Cavaleiros da Távola Redonda” moderno.
O herói juvenil é “Eggsy” (vivido por Taron Egerton), um garoto rebelde e pobre de Londres que vive uma história clichê de superaração, etc e tal… e ao estilo Harry Potter, descobre a sua grande chance no legado do pai, um antigo membro da Kingsman. Já na agência secreta, em meio a candidatos privilegiados e esnobes, Eggsy precisa adaptar o que aprendeu nas ruas à educação de um verdadeiro cavalheiro da corte. Galahad (papel do excelente Colin Firth) é o seu Obiwan de plantão.
A luta de classes é só um dos plots do filme, que consegue misturar feminismo, machismo, clichês, violência e entretenimento, sem se perder (chupa essa Michael Bay!). Duas cenas são épicas e você deve ver mais de uma vez: a luta no bar e a maluquice total na igreja. Destaque para os vilões: Gazelle (Sofia Boutella), com suas próteses afiadas, e Valentine (Samuel L. Jackson), a mente do mal, que tira um sarro do gênero vilão maquiavélico.
Ah, a participação de Mark Hamill, próxmo do seu retorno como Luke Skywalker, é A cereja em um bolo para quem curte cultura pop.
E que venha agora a sequência!
KINGSMAN: SERVIÇO SECRETO (Kingsman: The Secret Service)
Ação, Suspense
País / Ano de Produção: EUA, Reino Unido / 2014
Duração: 129 minutos
ELENCO / DIREÇÃO
SAMUEL L. JACKSON
COLIN FIRTH
MARK HAMILL
MARK STRONG
MICHAEL CAINE
TARON EGERTON
SOFIA BOUTELLAMATTHEW VAUGHN