Loading

Sinopse Oficial: O quadrinista Alexandre Lourenço teve a ideia de sua primeira HQ longa ao desenhar o corpo de um homem caminhando no sentido contrário ao de sua cabeça. Batizado de “Você é um Babaca, Bernardo”, o álbum recém-lançado pela editora Mino mostra o esforço do protagonista do gibi em manter os impulsos aventurescos de sua cabeça em detrimento ao seu corpo acomodado.

Esta edição é um ótimo exemplo de experimentação em termos de narrativa sequencial. Com um projeto quase que cartesiano, a diagramação possui importância ao contar a história.

É possível perceber o eixo principal ao se adaptar a leitura e também observar o que acontece em outros momentos da vida de Bernardo, dentro dos mesmos ambientes. Do tombo de bicicleta à adoção do cachorro, do dia em que conheceu sua namorada até o final da história. Poucas obras nacionais se propuseram a fazer bem o que foi proposto aqui.

Quase sem diálogos e calcada principalmente na diagramação para conduzir a história, confesso que demorei algumas páginas até estabelecer o ritmo e me orientar pela história. A arte cartunesca, por vezes diminuta, merece sua atenção. Até o final, temos uma bela virada de roteiro que nos leva a valorizar mais nossas experiências, sobre tudo, quando outros nos dizem como devemos agir em nossas próprias vidas.

Outro ponto muito bem explorado é o motivo pelo qual vemos sua cabeça descolada do corpo. Por momentos não nos pegamos “com a cabeça em outro lugar”? Ou então, passamos por momentos onde razão e coração apontam para lados opostos? Assim é a vida de Bernardo, que poderia ser a vida de qualquer um de nós.

Sem motivações ou ambições pessoais, Bernardo está perdido em seu dia a dia até conhecer uma garota. “É uma história sobre rotina, sobre idealizar as coisas e ter medo de encarar a possibilidade de ser feliz no mundo real”, explica o próprio autor.

voce%cc%82eumbabacamino-1400x695

Publicado em: setembro de 2016
Editora: Mino
Autor: Alexandre Souza Lourenço
Status: Edição única Número de páginas: 144
Formato: (21 x 21 cm)
Colorido/Capa dura
Preço de capa: R$ 58,00

<p>Dinheiro não traz felicidade… mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!</p>

Top