Loading

filme-sherlock-holmesPuritamos literários que me perdoem, mas a nova versão cinematográfica deSherlock Holmes é diversão garantida!

Feito para ser blockbuster e possivelmente iniciar uma nova franquia (de sucesso óbvio), o novo filme estrelado por Robert “Ironman” Downey Jr. e Jude Law veio para ficar.

A aventura toma como base os personagens criados por Sir Conan Doyle, Holmes e Watson, Lestad, Moriarty, Blackwood e a própria ambientação da Baker Street e dá uma nova roupagem de ação.

Como disse, os mais puritanos podem criticar o tom aventuresto do filme, mostrando Sherlock Holmes com humor sarcástico, usando punhos como nunca visto e aplicando suas habilidades dedutivas das formas mais inusitadas possíveis.

Não temos nada do tipo “elementar meu caro Watson”, chapeús ou lupas. Estes elementos, na verdade, até aparecem no decorrer do filme, mas como referência bem humorada.

O roterio, manjado e até certo ponto previsível (mas nada “dedutível”, afinal o mistério é a graça da trama) se não é um primor cultural como os livros, é competente em sua premissa: divertir. E no embalo, reinsere um personagem clássico e sensacional da literatura, provando que não precisamos criar novos Harry Potter’s para estimular venda de livros e filmes. Temos ótimas obras que podem ser adequadas para isso e apresentar sob nova ótica histórias inéditas para a geração Crepúsculo.

Ficaria muito feliz em saber que o filme no mínimo estimulou a leitura ou as vendas de livros do personagem.

E que venha a continuação, pois a deixa foi claramente deixada ao final do filme!
sherlock-holmes-filme-cinema

<p>Dinheiro não traz felicidade… mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!</p>

Top