Loading

Sinopse Oficial: Contos baseados em As mil e uma noites, explorando a bárbara sociedade na qual o sobrenatural é a única solução para a injustiça. Sharaz-De (ou Sherazade, como é mais conhecida no Brasil) é refém de um rei cruel e déspota. Toda noite, ela é obrigada a contar fabulosas histórias para o seu mestre, a fim de continuar viva.

Quem foi Sergio Toppi?
Nascido em Milão, 11 de outubro de 1932 e falecido também em Milão, 21 de agosto de 2012, foi um dos mais conceituados quadrinhistas italianos.

Foi ilustrador de publicidade na década de 1950 e começou a desenhar histórias em quadrinhos na década seguinte, colaborando com revistas italianas como Corriere dei Piccoli, Corriere dei Ragazzi, Linus, Alter Alter, Corto Maltese e L’Eternatuta. Suas obras foram também publicadas por editoras da França e Espanha (depois também no Brasil).

Desenvolveu um estilo próprio, marcado pela ruptura com o padrão da divisão em quadros. Em vez disso, optava frequentemente por estender uma ilustração por uma página inteira, usando diversos elementos gráficos para estabelecer a narrativa.

Em geral, produzia histórias fechadas. Sua única série foi O Colecionador, protagonizada por um viajante do tempo e iniciada em 1982, na revista L’Eternauta.

O autor é influência clara e reconhecida nas hachuras de quadrinistas americanos como Bill Sienkiewicz, Walt Simonson, Howard Chaykin e outros. Ganhador de um prêmio Yellow Kid, motivo de mostra individual no Festival d’Angoulême, Toppi esteve no Brasil em 2003 participando do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), onde também expôs seu trabalho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sharaz-De
O primero volume da obra do italiano Sergio Toppi apresenta vários contos baseados em As Mil e uma Noites, explorando a bárbara sociedade na qual o sobrenatural é a única solução para a injustiça. Sharaz-De (ou Sherazade, como é conhecida por aqui) é refém de um rei cruel e déspota, e toda noite é obrigada a contar histórias para o seu mestre para continuar viva.

Toppi produziu o segundo volume de Sharaz-De mais de 25 anos depois dos episódios do primeiro livro. Foi um pedido do editor e agente francês do autor, por causa do êxito do tomo inicial, lançado na França apenas em 2000. Sharaz-De – Contos de As mil e uma noites – Volume 2 apresenta três contos, um deles colorido.

Sharaz-De é uma obra que deve ser lida, apreciada e… degustada. Cada página poderia emoldurada e vendida como obra de arte individual. Mesmo os contos em preto e branco, nada perdem para os eventuais contos em cores. É totalmente atemporal e sem dúvidas é um material obrigatório não só para os colecionadores de quadrinhos, mas para qualquer apreciador de arte.

Editora: Figura – Edição especial
Autor: Sergio Toppi (roteiro e arte) – Originalmente em Sharaz-De (tradução de Maria Clara Carneiro).
Número de páginas: 160 – Vol 1 e 64 – Vol 2.

6

<p>Dinheiro não traz felicidade… mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!</p>

Top