Loading

anjos_e_demoniosAchei que fosse mais fácil escrever a resenha de Anjos e Demônios antes de assistir ao filme. Mas depois de 2 horas e 20 minutos de sessão, vi que a tarefa seria complicada…

Fui assistir com amigos e esposa, onde todos leram o livro em épocas diferentes. E foram quatro opiniões distintas, mas complementares.

De todos, quem leu o livro a mais tempo foi eu, logo depois de seu lançamento. Naquela época, empolgado pela febre de O Código DaVinci, achava a obra tão boa quanto, com uma pitada de Hollywood nas páginas e um carmelengo-rambo.

Um de meus amigos, que está lendo o livro e está nos momentos finais, concorda com a obra, mas quando falamos do filme….

Bom, o filme acerta onde O Código errava. Este primeiro, pecava pelo excesso no texto e na falta de ritmo na ação, muitas vezes resumida descaradamente. Mas mesmo assim (e com um final diferente) considerava um bom filme, pois se propunha a adaptar uma obra de sucesso, não transcrevê-la na íntegra. Anjos e Demônios tem a fórmula reversa, caprichando demais na ação e deixando de lado o principal: os mistérios dos sinais e o peso da trama. Não senti a pressão do relógio para salvar os cardeais, por exemplo.

Alterações na história foram feitas no enredo, que dividiram opiniões. Como bem disse o Eduardo, “temos que ter a mente aberta”… ao final do filme.
Novamente lembro que o filme se trata de uma adaptação. Fãs xiitas devem ir aos cinemas justamente com a mente aberta e pensando neste sentido. Como eu não tinha todos os detalhes da trama frescos na memória, o filme foi uma boa diversão. Por vários momentos vi o livro ilustrado na tela e isso agradou demais, principalmente se você é como eu e o máximo de exterior que conhece é o Paraguai.

Tom Hanks está no filme, mas não é o Tom Hanks dos épicos Forrest Gump, Náufrago, Espera de Um Milagre ou outro grande filme. Me pareceu de plástico em certos momentos…

O balança no final é positivo. Li várias críticas a respeito e serei benevolente. Não é o filme do ano, mas está longe de ser ignorado. Vai valer a meia entrada!

Ficha:
Anjos e Demônios (Angels & Demons)
EUA, 2009 – 138 min – Suspense
Direção: Ron Howard
Roteiro: David Koepp, Akiva Goldsman, Dan Brown (livro)
Elenco: Tom Hanks, Ewan McGregor, Ayelet Zurer, Stellan Skarsgård, Nikolaj Lie Kaas, Pierfrancesco Favino

<p>Dinheiro não traz felicidade… mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!</p>

Top