Loading

Quaisqualigundum é uma graphic novel que homenageia a obra de Adoniran Barbosa e a cidade de São Paulo. Escrito por Roger Cruz (Autor de Xampu-Lovely Losers, desenhista de X-Men, Wolverine, Homem-Aranha e muitos outros personagens de editoras americanas) e desenhado e pintado por Davi Calil (quadrinista visto aqui em Uma Noite em L’Enfer , designer de personagens pra animação e professor de pintura), o álbum é composto por quatro histórias interligadas com personagens das músicas de Adoniran Barbosa.

Sinceramente, está entre as 10 melhores obras que já li na vida, somando-se livros e quadrinhos. Não apenas pela qualidade gráfica, roteiro e etc. Pela importância e sensibilidade com que foi transportado o universo criado e interpretado por Adoniran, e seu retrato de São Paulo.

Arnesto, Mato Grosso, Joca, Mané, Inês, entre outros, vivem aventuras e conflitos que se passam antes, durante e depois dos causos cantados nos sambas de Adoniran. Assim como nas suas canções, que compunha tanto fazendo músicas engraçadas quanto contando histórias tristes, Quaisqualigundum traz em suas páginas histórias de pessoas comuns vivendo numa metrópole que está em constante mudança. Alternando entre momentos de humor e melancolia, com um desenho estilizado, cores contrastantes, possui uma narrativa dinâmica e em alguns momentos quase cinematográfica.

O prefácio do livro foi escrito pelo jornalista e editor Sidney Gusman (nosso querido Sidão, editor da Mauricio de Sousa Produções, responsável pelas Graphics MSP e líder do Universo HQ) e o texto nas orelhas do livro foi escrito pelo Emicida (músico e compositor), ambos comentando a importância histórica e cultural de Adoniran Barbosa assim como o resgate de sua obra. Com 100 páginas, sendo 75 de quadrinhos, Quaisqualigundum foi toda pintada com técnica tradicional de aquarela e guache.

Quaisqualigundum ganhou o prêmio HQMIX em 2015.
quais_058
Está on-line para leitores do serviço Social Comics (o Netflix dos quadrinhos), neste link: https://www.socialcomics.com.br/quaisqualigundum/1

Após ler pela primeira vez a obra, senti que a experiência seria mais completa se ouvisse as músicas referenciadas enquanto fizesse uma nova leitura. Foi incrível e recomendo fortemente! E para facilitar sua vida, abaixo você tem o link ou o player do Spotify com a playlist pronta! Basta clicar e aproveitar!


https://play.spotify.com/artist/7vTlV3ajnMxl5l0ahupUeP

A edição da Dead Hamster teve o apoio do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC).

Editora: Dead Hamster – Edição especial
Autores: Roger Cruz (roteiro) e Davi Calil (arte).
Preço: R$ 45,00
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Julho de 2014

<p>Dinheiro não traz felicidade… mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!</p>

Top