Loading

Assistimos a estreia de POMPÉIA e vimos o seguinte: ninguém com menos de 30 conhecia o Vesúvio…

O novo filme de Paul W.S. Anderson, diretor de filmes “médios”, é uma mistura muito boa de épico com catástrofe e mostra os momentos derradeiros de Pompéia ante sua destruição pela força natural do vulcão italiano conhecido como Monte Vesúvio, em 79 d.C. Entrelaçada a trama catástrofe, está o épico romance entre o escravo celta Milo (Kit Harington) e a rica Cassia (Emily Browning). Somamos tudo isso a combates de espadas em arena e política romana e pronto, temos o filme!

Para aqueles que não se atentaram, a erupção do Monte Vesúvio que destruiu Pompeia realmente existiu. Vesúvio é um estratovulcão localizado no golfo de Nápoles, Itália, a cerca de nove quilômetros a oeste de Nápoles e a curta distância do litoral. É o único vulcão na Europa continental a ter entrado em erupção nos últimos cem anos, embora atualmente esteja inativo. Sua erupção resultou na destruição das cidades romanas de Pompeia e Herculano, também mudou o curso do rio Sarno e aumentou a área litorânea do entorno.

Voltando ao filme, temos uma série de clichês conhecidos e nem por isso, desnecessários. O romance proibido, as lutas sandália-espada, escapadas milagrosas de ambientes em destruição, rivais que se tornam parceiros de honra… tudo está ali.

Um ponto que vale destacar é o bom uso da tecnologia 3D. Ela está ali como componente dramático, isto é, tem uma função bem definida e justificada. As mudanças de planos entre cidade-vulcão-arena tem seu significado, assim como os objetos arremessados para a tela a cada explosão do vulcão. Importante também é a noção de profundidade que o 3D proporciona.

Fechando a fatura, logo ao sair da sala de exibição, damos de cara com um cartaz do filme (pelo menos um dos divulgados) e ele conta o maior spoiler do filme: seu final!

Pompeia (Pompeii)
EUA / Alemanha / Canadá , 2014
Ação / Épico
Direção: Paul W.S. Anderson
Roteiro: Janet Scott Batchler, Lee Batchler, Julian Fellowes, Michael Robert Johnson
Elenco: Kit Harington, Emily Browning, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Kiefer Sutherland, Jessica Lucas, Carrie-Anne Moss, Jared Harris, Sasha Roiz

Nossa avaliação:
( _ ) Ruim pacas, devolva meu dinheiro!
( _ ) Regular, devia ter esperado sair na TV…
( _ ) Bom, cumpriu o prometido sem pisar no tomate!
( X ) Muito bom mesmo, valeu o ingresso!
( _ ) Modafoca!

<p>Dinheiro não traz felicidade… mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!</p>

Top