Loading

No final do ano passado (out/2013) perdemos o escritor Tom Clancy. Nerds e geeks de plantão reconhecem o nome logo de cara, pois, além de criar games como Splinter Cell e Rainbow Six, ele é o autor que trouxe a vida ao espião Jack Ryan, personagem de livros que viraram filmes: Alec Baldwin (Caçada ao Outubro Vermelho), Harrison Ford ( Perigo Real e Imediato e Jogos Patrióticos) e Ben Affleck (A Soma de Todos os Medos).

Operação Sombra: Jack Ryan (ou Jack Ryan: Shadow Recruit, 2013) foi dirigido por Kenneth Branagh (Thor) e apresenta Chris Pine (Star Trek) com o quarto Jack Ryan. Não se trata de uma adaptação de uma obra específica, mas de uma espécie de reboot do universo criado por Tom Clancy. Se o objetivo era apresentar o personagem para uma nova geração de espectadores, missão cumprida.

A trama de Operação Sombra (mais um título deturbado em português…) mistura terrorismo financeiro com terrorismo urbano, tecnologia atual com memórias de Guerra Fria, galãs novos com antigos, muita ação e alguma tensão.

Kevin Costner no papel do mentor de Jack Ryan está muito melhor que pai de Clark Kent em O Homem de Aço. Muito. Não compromete e atua bem. Já Chris Pine conseguiu sair um pouco do seu papel mais marcante, o novo Capitão Kirk de Star Trek. Confesso que em alguns momentos aguardava ele chamar seu teleporte para sair de alguma enrascada.

Particularmente, dois pontos me chamaram bem a atenção e me fizeram gostar bastante do filme:

EUA vs Russia – o pano de fundo dos anos 70/80 da Guerra Fria foi muito bem revigorado, num roteiro até certo ponto factível.
Respeito a inteligência – nem tudo precisou ser explicado ao espectador. vários pontos são propositadamente cortados e somos apenas informados que algo ocorreu/mudou/foi resolvido.

É um bom filme de ação, me lembrou bastante Missão Impossível em sua melhor forma. Possui momentos de tensão, mas que poderiam ser maiores e mais frequentes, como nos games e livros.

Operação Sombra: Jack Ryan (Jack Ryan: Shadow Recruit)
EUA , 2014 – 100 min. Ação / Suspense

Direção: Kenneth Branagh
Roteiro: Adam Cozad, David Koepp
Elenco: Chris Pine, Keira Knightley, Kevin Costner, Kenneth Branagh

Nossa avaliação:
( _ ) Ruim pacas, devolva meu dinheiro!
( _ ) Regular, devia ter esperado sair na TV…
( X ) Bom, cumpriu o prometido sem pisar no tomate!
( _ ) Muito bom mesmo, valeu o ingresso!
( _ ) Modafoca!

<p>Dinheiro não traz felicidade… mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!</p>

Top