Logan – O Filme

ATENÇÃO – contém SPOILERS! ATENÇÃO novamente – este não é um filme infantil, portanto não leve crianças para ver algo do tipo Vingadores!

Precisamos falar de LOGAN, o filme desse HOMÃO DA PORRA! Porém vamos conectar o filme aos arcos de quadrinhos que foram citados ou adaptados. Assim, teremos spoilers. Leia por sua conta e risco.

Sinopse oficial: Num futuro próximo, um Logan cansado cuida de um Professor X debilitado, escondido na fronteira mexicana. Mas as tentativas de Logan de esconder-se do mundo e de seu legado acabam quando uma jovem mutante chega, perseguida pelas forças sombrias.

A tipografia e a fotografia do filme sugerem logo de cara que estamos falando de algo em torno de Old Man Logan, ou O Velho Logan, como está saindo aqui no Brasil. Em termos de adaptação, as semelhanças param por aí.

old-man-logan-1-secret-wars

Velho Logan traz as histórias de um Wolverine “aposentado”, velho, amargurado (mais ainda) e tentando uma vida “normal”, na realidade trazida alternativa trazida pela mega série Guerras Secretas, recentemente lançada aqui pela Panini. Logan foi o título que continuou após o evento, inclusive com a numeração em sequência. Ele carrega o fardo de ter participado da morte de muitos companheiros (ainda veremos o que houve) num futuro alternativo. Outros personagens, vilões ou não, também tem participação na catástrofe e Logan inicia sua jornada no presente para tentar evitar os fatos, tentando se redimir. No filme, somos levados a crer que Charles Xavier fora o responsável pelas mortes e aniquilação dos mutantes de sua escola e companheiros de equipe, num surto telepático causado pelas convulsões derivadas de seu atual estado de saúde. Teríamos aqui uma troca de papéis interessante e que não atrapalha, pois já vimos o Professor X como vilão, sempre acometido por algum tipo alteração mental.

O filme bebe ainda de outros arcos, que não foram adaptados e sim recortados para compô-lo.

carniceiros

Temos finalmente os Carniceiros, o grupo de mercenários ciborgues que encontram os X-Men na fase de exilados na Austrália. Umas das melhores fases dos anos 90, com uma das capas mais bacanas que já vi: Wolverine crucificado em uma cruz em X (referência também a uma imagem mais antiga, de Conan). Nesta mesma época, temos também o arco da menina-robô Elsie Dee, que vira parceira de Logan por um tempo, enquanto tem que lidar com um suposto clone do carcaju (que mais tarde é revelado como outro robô), conectando o clone-evil-wolverine do filme. As informações deste arco também ajudam bem a costurar o enredo do filme, pois aqui temos uma Laura (X-23) em uma idade mais próxima de Elsie Dee, do que com a própria Laura das Hqs (mais adolescente).

x-wolvie

wolverine321

wolverine_vol_2_39

São citados mutantes originais da X-Force (Rictor, por exemplo) como outras crianças fugitivas do laboratório que criou X-23. Aparecem capas e quadrinhos dos mutantes, porém produzidos para o filme (como easter egg + alívio cômico). Claro, a história de origem de Laura segue adaptada, como clone de Logan, assim como nos quadrinhos. Podemos ver suas histórias hoje na mesma revista de nosso velho herói canadense.

Grata surpresa ver mutante rastreador de mutantes, tão presente nos anos 90, Caliban. Ele foi usado da mesma maneira que os Carrascos fizeram em Massacre de Mutantes: retirado de seu esconderijo com os Morlocks para ajudar a localizar outros mutantes.

caliban

Falando propriamente do filme, Logan era o filme com o Wolverine que sempre pedimos que fosse feito: sangue, lutas, sangue, mutilações, sangue de novo… Porém se fosse feito desta forma na época de lançamento de X-Men O Filme, talvez não tivéssemos a empatia pelo personagem que hoje existe, líder do X-Men em animações e principal referência deste universo. Isso não isenta outros péssimos filmes com o personagem, mas enfim chegou o dia de vermos a versão mais correta do personagem, mesmo que em sua última aventura, encarnado por Hugh Jackman.

A sessão que assisti possuía muitos fãs, com idade para serem leitores dos quadrinhos mais clássicos e a reação ao final do filme foi única: um clima de funeral, impactante, uma despedida. Poucos comentários, apenas o silêncio coletivo do adeus “definitivo” do personagem mais marrento já adaptado dos quadrinhos para o cinema.

Descanse em paz, Logan.

Logan (2017)

(Logan)
País: EUA
Classificação: 16 anos.
Estreia: 2 de Março de 2017
Duração: 2h 17 min.
Direção: James Mangold
Roteiro: David James Kelly , Michael Green
Elenco: Boyd Holbrook , Hugh Jackman , Patrick Stewart , Elizabeth Rodriguez

Fabio Camatari Escrito por:

Dinheiro não traz felicidade... mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!