Loading

John Winston Lennon, nascido em Liverpool no dia 9 de outubro de 1940 completaria hoje 77 anos. Aproveitando a data, vamos falar um pouco da graphic novel baseada no romance homônimo de David Foenkinos e lançada recentemente pela editora Nemo.

Sinopse oficial: Na intimidade do edifício Dakota, John Lennon faz confidências à sua terapeuta. Da infância até a noite de sua morte, John recorda os momentos mais importantes de sua existência e nos apresenta os motivos de suas escolhas – artísticas, políticas e românticas – com a simplicidade e a honestidade que são a marca daqueles com um destino extraordinário. Nesta graphic novel baseada no romance homônimo de David Foenkinos, o ex-líder dos Beatles nos entrega as chaves de seu universo; sem falso pudor, sem tentar agradar, e, em certos momentos, com humor negro e sinceridade exemplar. Lá pelas páginas finais, John e o leitor já se tornaram amigos íntimos.

arte01

Este quadrinho traz de forma romanceada uma série de sessões de terapia realizadas por Lennon, contando momentos chave de sua vida, sucessos e desventuras, sob seu ponto de vista. Suas divagações ao divã refletem sua personalidade e como suas decisões pautaram o mundo pop em vários sentidos.

A polêmica comparação com Jesus, o suposto (ou não) ciúme do Rei do Rock, Elvis, quando aterrissaram em terras norte americanas, os casos amorosos e sua relação com as fãs. Também aborda temas como seu uso de drogas, os bastidores da formação dos Beatles e sua relação de amor e ódio com Paul.

lennon-hq-2

Recomendo fortemente também a leitura de O Quinto Beatle – a história de Brian Epstein (clique aqui para ler), para comparar trechos da mesma história sob pontos de vista diferentes, daquela que foi a banda mais impactante de todos os tempos. A arte também é outro ponto forte de ambas edições. Len

Ambas graphic novels são leituras obrigatórias para os amantes de quadrinhos e música.

<p>Dinheiro não traz felicidade… mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!</p>

Top