Loading

Guerra Civil - 3º mês, conflito declarado!Estamos no terceiro mês de Guerra Civil na Marvel e o evento mostra a que veio. Nunca na história da Marvel houve tamanho confronto entre super-seres, nem mesmo em Guerras Secretas 1 e 2.

Acredito que a edição mais emblemática do conflito seja Homem Aranha #68, onde Capitão América e o “Amigão da Vizinhança” travaram a luta mais tensa dos últimos tempos. Não foi a mais sangrenta, elaborada ou cinematográfica, mas com certeza a mais dramática. Um “pega”, mas não o clichê que sempre vemos entre encontros de heróis e que acaba bem. Sem mortos ou feridos, o que se viu foi a quebra de um paradigma. Li e reli algumas vezes, tenso. Poucas vezes vi a devoção a um ideal ser tratado desta forma. Dois símbolos de um país (ambos estampam as cores americanas) frente a frente numa disputa que vai além do físico, vai até o conceito. Respeito pelo ideal defendido é o que vemos quando Peter toma o escudo do Capitão e o deixa num lugar onde só ele poderia pegar.

É justamente este o caso. A quebra do paradigma, do conceito “certinho” de herói contra vilão, bem contra o mal. Certo e errado se tornaram uma questão ótica, que sinceramente não esperava ver nos quadrinhos. Não já, não nas páginas de Homem Aranha. E ainda nem vimos o que será o confronto entre Homem de Ferro e Capitão.

Gostaria também de fazer referência ao site da Panini que cobre mensalmente a Guerra Civil e traz informações importantes para aqueles que acompanham a pouco o desenrolar dos quadrinhos. Destaco a enquete “Anti Registro” e “Pró Registro”, que no início pendia para o lado Anti Registro, mas que hoje se equilibrou e temos praticamente meio a meio, dividindo a opinão dos leitores (a quantidade de votos já esteve maior, acredito que ela seja “zerada” de tempos em tempos).

Hoje não vou defender um dos lados, pois neste terceiro mês, vi que as mudanças serão bem mais profundas no cotidiano Marvel. Fico imaginando quando um certo Golias Verde voltar…

<p>Dinheiro não traz felicidade… mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!</p>

Top