Loading

Discórdia em ambos os lados!

Estamos atrasados, mas eis os comentários sobre o quarto mês da maxi série Guerra Civil.

Ele vem recheado de discórdia em ambos fronts de batalha, mediante a chocante (no sentido quase que literal) morte de Golias, na luta contra no Clone-Thor. No lado pró registro, temos a dissolução do Quarteto Fantástico: Ben Grim partindo para a neutralidade, Sue Richards brigando feio com Reed e se juntando a Johnny ao lado contra registro. Também temos Peter Parker cheio de dúvidas, após a visita à prisão de super seres na Zona Negativa. Por este lado, a balança tende a pender para os vigilantes não registrados. Porém as recentes baixas nos Vingadores Clandestinos minaram a confiança de alguns, como Cable, debandando.

Guerra Civil - Quarto mês

Temos ainda os Thunderbolts assumindo um papel maior na trama, liderada pelo Barão Zemo “Jr”. Vamos ver no que vai dar o jogo duplo do ex-nazista.

E também há o racha entre a comunidade mutante. A distância assumida pelos mutantes diminuiu e agora o X-Factor (ótimo pelas mãos de Peter David) entrou na briga contra o registro, desafiando os X-Men (neutros, porém com baixas).

Os dois lados estão passando por transformações e o argumento contra registro começou a pesar…as comparações das ações do governo americano com o regime nazi-facista ficaram mais evidentes com a apresentação da “unidade de detenção super humana” na Zona Negativa, porém, fica ainda gosto da impunidade. Os heróis contra-registro estão menos… digamos… cerebrais. O calor da batalha talvez turve o bom senso e capacidade de planejamento dos paladinos.

Este foi realmente foi o mês da contestação ideológica. As batalhas foram bem mairoes no campo do argumento do que no campo físico. As maiores baixas (além da morte no novo Golias) se deram nas relações de amizade e familiares.

Vale a pena a leitura e a comparação com alguns períodos de nossa história de guerras recentes.

Em tempo, o site Guerra Civil da Panini mostra a enquete sobre o registro e o lado pró já é maioria.

<p>Dinheiro não traz felicidade… mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!</p>

Top