Loading

HQ nacional de espionagem que mistura história real com ficção e conta o inicio do Serviço Secreto britânico.

Classified insere a personagem fictícia Elizabeth Sloane nos principais eventos da história mundial desde o começo do século até os anos 50/60 como uma agente do Serviço Secreto britânico.

O diferencial da série para outros grandes clássicos de espionagem é misturar ficção com fatos históricos como a criação do Serviço Secreto, a Convenção de Hague, a Revolução de Wuchang, o Assassinato de Franz Ferdinand, todos os eventos retratados na série promotem ter sempre um gancho histórico real.

classified_01_pag03_preview

A primeira temporada apresenta Elizabeth Sloane e acompanha seu treinamento desde quando é recrutada ainda adolescente até sua primeira missão solo como agente graduada.

Outras figuras-chave aparecerão na criação do Serviço Secreto britânico como William Melville, a referência histórica do personagem “M” da franquia 007, e o agente secreto e playboy Sidney Reilly, a inspiração por trás de James Bond. Também é explorado um lado pouco conhecido do famoso ilusionista Harry Houdini que foi espião e chegou a fazer parte do Serviço Britânico.

A recém entregue edição deste bem sucedido projeto lançado no Catarse, traz desenhos e cores dignos de quadrinhos europeus. Meu lembrou o álbum A Morte de Stálin em alguns momentos. O roteiro entrega o que promete na descrição do projeto, criando o clima favorável para a trama. Confesso que em alguns momentos fiquei mais curioso com Houdini do que com a própria protagonista, mas é uma questão de gosto pessoal.

Felipe Cagno tem se especializado em utilizar a plataforma de financiamento coletivo do Catarse como meio de pré-venda. Acertou em cheio. Minha única crítica mais ranzinza fica a encargo do tamanho da edição (primeira de uma série de sete edições). Uma trama com este nível de envolvimento precisa de mais páginas e menos edições. O espaço entre uma e outra pode atrapalhar e quebrar o clima do suspense. Quando a história começou a engatar no primeiro número… “continua na próxima”. E a próxima pode sair daqui vários meses. Até lá, será que ainda haverá o interesse inicial da história? O formato funcionou bem para Poucos e Amaldiçoados (também via Catarse), mas sinceramente cortou o clima nesta história. Fossem duas edições de 84 páginas e seria ótimo!

Aos que se interessarem, fica aqui o link para compra direta pela editora Timberwolf: http://www.loja-timberwolf.com.br/

26cm x 17cm (tamanho padrão americano)
24 Páginas (todas coloridas em couchê fosco 90g)
Capa Regular por MARCELO COSTA
Capas Variantes por BILQUIS EVELY & THONY SILAS

<p>Dinheiro não traz felicidade… mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!</p>

Top