Cascão – Temporal – Camilo Solano

Sinopse Oficial: Quando seus pais viajam para um cruzeiro, só resta ao Cascão passar três dias na casa de seu tio “esquisito” Gerson. E, para piorar as coisas, a previsão é de muita, muita chuva. Em Temporal, Camilo Solano faz uma releitura do clássico personagem de Mauricio de Sousa, numa história repleta de surpresas, aventuras, imaginação e descobertas.

A língua portuguesa é cheia de surpresas e fonemas que a enriquecem, e por sua vez, a deixam mais complexa, porque muitas palavras carregam mais de um significado.
Aqui temos justamente o caso muito bem aplicado: Temporal!

Ela pode se referir a:

  • Osso temporal – osso par que forma as laterais do crânio
  • Paradoxo temporal – um certo tipo de paradoxo envolvendo a viagem no tempo (especialmente para o passado)
  • Tempo – passagem das horas, dias, semanas, meses, anos etc.
  • Tempestade – chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes
  • Temporal (canção de Banda Calypso) – de 2002

Nesta Graphic MSP temos a aplicação de dois sentidos habilmente explorados por Camilo Solano. Tempo e Tempestade.

Quem vê Cascão Temporal, já na capa é induzido a achar, pela imagem, que vai cair um pé d’água daqueles. E é verdade. No entanto, existe ainda o intervalo de dias que o Cascão passará na casa de seu Tio Gerson, por causa de uma viagem dos pais.

Os dois tipos de tempo acabam interagindo concomitantemente na obra e Camilo Solano vai mostrando esses detalhes de forma sutil, aqui e acolá, seja numa fala do personagem, seja mostrando diferentes relógios espalhados pela casa.

Camilo Solano, sabe que o Cascão é muito mais do que menino que não toma banho e tem pavor de água. Ele é inventivo, cheio de energia, Engraçado e está sempre aberto a aprender com seus erros e acertos. E todos esses aspectos são explorados página a página em uma história cheia de personalidade e movimento, e uma paleta de cores agradáveis, que envolvem a gente. Isso sem contar as diversas homenagens espalhadas pela arte.

A chuva que não cessa nunca é o “personagem extra” nos apresenta diferentes tipos de silêncio. Sim, há páginas silenciosas onde o que manda é a emoção que está sendo passada, entre a angústia infantil e a mais pura das alegrias.

Sidney Gusman, editor deste selo, conta que Camilo Solano adora palavras com mais de um sentido, como Temporal, que não foi escolhida por acaso. Além disso, o autor sempre sonhou em fazer uma Graphic MSP do seu personagem favorito da minha Turminha. E sujinho mais conhecido do Brasil acaba de ganhar uma bela edição. É como se diz por aí… tudo no seu tempo.

Que HQ danada… eu ERA o tio Gerson, sempre fui. Quis o destino que eu não tivesse filhos e acabei brindado com 5 sobrinhas! Muito do escrito passamos juntos! Mas eu disse que ERA o tio Gerson… pois justamente em meio a este “temporal” que estamos vivendo, eis que vem ao mundo, com as bençãos de Deus, meu filho Benjamin! Terminando de ler esta Graphic emocionado e imaginando meu futuro com ele. É disso que as GMSP tratam, da vida!

Capa dura – livraria, mole para banca: 96 páginas
Editora: Panini (13 de abril de 2020)
Dimensões: 19,4 x 28 x 1,2 cm

Link para compra:



Fabio Camatari Escrito por:

Dinheiro não traz felicidade... mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!