Loading

thumb-fimdomundo2Engraçado como todo começo de ano, com toda aquela motivação de nova vida, novos hábitos, renovação, etc, um tema seja sempre frequente no cinema ou na TV: o Fim do Mundo!
Pois é… Vira e mexe estréia um filme apocalíptico (ou próximo disso) no começo do ano, ou uma emissora de TV exibe algum filme a respeito. Talvez seja na intenção de refletirmos sobre os erros passados a fim de evitar que se repitam ou se agravem, ou por um senso pessimista quanto ao futuro que nos aguarda. Como otimista, fico com a primeira opção.
Pensando nisso, resolvemos listar a enorme variedade de eventos apocalípticos que o mundo do entretenimento já forneceu na tentativa de botar juízo em nossas cabeças (ou só para assustar mesmo…). Vamos a eles:

Robôs Gigantes Malvadões!

robos

Acreditamos que os mais clássicos são os modelos Terminator, que não param de render franquias de filmes e séries. Especialistas em Juízo Final, sem dúvida. Mas ainda temos o gigante Gort, de O Dia em que a Terra Parou, que é de brincadeira. E ainda, temos os Cibermen, da série inglesa Dr Who.

Super Vulcões!

vulcoes

Esta onda já passou, mas rendeu alguns filmes bacanas, como O Inferno de Dante e Volcano. Ok, o mundo pode não acabar com os vulcões, mas que eles causam grandes desastres, isso causam.

Meteoros, Cometas e afins!

meteoros

Hit do final dos anos 90, botando medo para o que viria no próximo milênio: cataclismas provocados pela colisão de meteoros! O filme Armageddon foi o mais expressivo, mostrando que teríamos o mesmo final que nossos adorados Dinossauros. Mas sempre haverá um Bruce Willis para salvar o mundo!

James Bond Responde!

007

E como não lembrar das inúmeras vezes onde o vilão principal ameça o planeta, nas séries mais clássicas de 007? Seja com uma ameça nuclear, o esgotamento de um recurso natural ou mesmo uma chantagem para dominação mundial? Claro, para isso chamamos o galã James Bond, que entre uma bela modelo e carro super equipado, ainda sobra um tempinho para salvar a todos… Geralmente protagoniza as ameaças mais bizarras e toscas… mas a marmelada é muito legal de se assistir!

Heróis surtando!

herois

Hum, e se quem era responsável pela nossa segurança resolve pirar o cabeção e ameaçar toda existência terrena? A DC Comics é craque nesse assunto, para citarmos apenas Crises nas Infinitas Terras, Zero Hora, Contagem Regressiva e por aí vai num repertório interminável de Crises. Vai que o Lanterna Verde surta novamente e acaba com tudo?
A Marvel já passou por uma fase assim, naquelas mega séries envolvendo Thanos e uma centena de heróis… mas enxergou o tamanho da encrenca e resolveu mudar o foco sobre a responsabilidade sobre poderes, o que foi muito bem debatido em Guerra Civil. Afinal, dá pra confiar em alguém que veste a cueca por cima das calças?

Monstros, muitos monstros!

monstros

Importante dizer que neste ponto, os quadrinhos geram muito mais ameaças que os cinemas! Citando alguns, Godzilla teve dezenas de encarnações no cinema e na TV. É a revolta dos feiosos super poderosos! Numa linha um pouco mais diferente, temos dois outros exemplos: Doomsday, aquele vilão que “matou” o Super Homem (se ele fez isso, imagina o que não faria conosco) e o recente arco de histórias do Hulk, onde ele volta à Terra depois de um fatídico exílio no espaço, imposto pelos maiores heróis da Terra, e muito a fim de vingar de todos. Não foi a toa que a série foi chamada de Hulk Contra o Mundo.

Pragas devastadoras – invente a sua!

pragas

O que dizer das pragas, pestes, infecções e outras armas biológicas frustadas que acabam quase detonando a raça humana? Filmes como Ébola ou Epidemia são aquecimentos para outras desgraças gigantes, com as vistas em Eu Sou a Lenda, Extermínio ou Residente Evil. Isso só para citar alguns, pois existem vários do gênero. Mas sempre podemos contar com um Projeto Dharma para salvar a humanidade, não é?

Zumbis!

zumbis

Pelo visto os Zumbis voltaram com tudo! A Marvel acertou a mão com seus morto-vivos e não pensa em parar! Sucesso de crítica, Marvel Zombies já está em sua terceira fase na editora. Nos games, sempre serão fonte inesgotável de enredos para jogos de terror. Nos cinemas, a turma do Zine Acesso, que é fã do Tarantino, adora GrindHouse – Planeta Terror, sem esquecer os outros filmes de George Romero!

Pilotos do Apocalipse!

madmax

O fim dos tempos já chegou e sobraram apenas alguns humanos para contar história… mas o negócio é que eles adoram carros, motos, lanchas, barcos… Esse é o enredo de filmes de peso, como Mad Max (o criativo) e Waterworld (o fiasco). Seja pela falta d’agua ou pelo seu excesso, não é bom negócio brincar com a mãe natureza! E por falar nisso, o que dizer do trágico e fatídico O Dia Depois de Amanhã? É hilário ver o presidente dos Estado Unidos refugiado no México…

Invasões Alienígenas!

aliens

Este é um de nossos prediletos! Particularmente sempre achei que o universo é grande demais para existir apenas um planeta habitado com vida sapiente (ok, há controvérsias quanto ao sapiente) e que uma hora ou outra nossos vizinhos iriam bater a nossa porta. E tanto o cinema quanto os quadrinhos encaram o fato com altas doses de adrenalina ou humor. São os casos de Guerras dos Mundos e Independence Day que dão o tom heróico e dramático da resistência humana, ou como em Sinais tentando nos botar medo dos verdinhos orelhudos, ou ainda com ótimo humor, como em Marte Ataca! Sem contar as séries de TV e cine-séries que nem vou citar, pois mereceriam um artigo a parte.
Ainda sobre alienígenas destaco o mega evento dos quadrinhos acabou de acabar nos EUA e que agora se prenuncia no Brasil: Secret Invasion (Invasão Secreta, dã…) que promete mexer nos alicerces da Marvel e acertar onde a DC Comics sempre quis (e não conseguiu). Nesta saga, os Skrulls cansaram de apanhar dos heróis terrestres e decidiram se infiltrar sorrateiramente ao longo dos anos em meio a sociedade terráquea… como podem assumir qualquer forma, qualquer um pode vir a ser um E.T. (eu já tenho minha lista de suspeitos, a começar por alguns membros do Zine…). É ver pra crer.

Se você sobreviveu e leu antenciosamente este artigo até o final, já é um indicativo que em caso de uma das catástrofes acima citadas terá grandes chances de sobreviver!

<p>Dinheiro não traz felicidade… mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!</p>

Top