Loading

Excelente!
No final de setembro fui visitar nosso compadre ZineCaster Alexandre Peligrini na megalópole caipira Piracicaba, interior de SP.
De lambuja, conheci o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em sua edição comemorativa número 40! Sempre fui adepto do bom humor e quadrinhos, portanto estive no lugar certo!
Para quem nunca ouviu falar, o Salão Internacional de Humor surgiu em 1974, em meio à ditadura militar, como uma iniciativa corajosa de um grupo de piracicabanos – jornalistas, artistas e intelectuais – que costumavam se reunir num conhecido bar da cidade chamado Café do Bule.

Tudo começou com a ideia de inserir uma mostra de humor gráfico dentro do Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. A partir daí, esses piracicabanos partiram para uma viagem com destino ao Rio de Janeiro, no ano de 1972. Na capital carioca, Alceu Marozzi Righeto, Adolpho Queiroz e Carlos Colonnese, estabeleceram contato com o jornal “O Pasquim” e apresentaram o projeto ao cartunista Jaguar, que aprovou a iniciativa. Por escrito, Jaguar autorizou a cessão de seus originais em poder da Editora Abril, que não atendeu ao pedido e a mostra não aconteceu.

Após este fato, um grupo maior, apoiado pelo então Prefeito de Piracicaba, resolveu criar evento, com uma verba de 10 mil cruzeiros – a princípio destinada ao Salão de Fotografia – para a organização do I Salão de Humor de Piracicaba.

A partir daí, teve início a grande amizade entre Piracicaba e os cartunistas mais festejados do Brasil e no ano de 1974 foi realizado o I Salão de Humor de Piracicaba, com a participação de Millôr, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça. Em pleno regime militar, com o receio de ter suas portas lacradas no primeiro dia, o Salão ultrapassou todas as expectativas iniciais. Ninguém imaginaria que a partir da terceira edição, o evento se tornaria internacional, transformando Piracicaba em uma espécie de capital do humor para a qual anualmente tem os olhos de artistas do mundo inteiro voltados para si.

Como enviado especial do Zine Acesso, registrei algumas artes com apelo nerd, afinal, estamos aí para isso! Confira (clique para ampliar)!

Curtiu? A programação (link AQUI)vai até 20 de outubro, na área do Engenho. Vá, coma um peixe na Rua do Porto e aproveite!

Mais informações no Facebook do Salão de Humor.

<p>Dinheiro não traz felicidade… mas compra quadrinhos, que é quase a mesma coisa!</p>

Top